Fazenda Urbana Vertical Cursino
As cidades atuais devem ser inteligentes em diversos aspectos, inclusive na produção de alimentos. Pensar alternativas para responder a desafios como o crescimento populacional, a expansão demográfica e a redução de terras voltadas ao plantio se torna um assunto urgente para o arquiteto que se preocupa com o planeta e não só com o lote ou a rua em que este é inserido. não tem um papel essencial para o futuro do planeta, dentre outros aspectos, quando o assunto é produção de alimentos e vida sustentável.
No Trabalho Final de Graduação (TFG), propus uma fazenda urbana vertical dentro da cidade de São Paulo, buscando soluções para perda de alimentos no transporte, facilidade e redução de logística e educação da população local. Além de um equipamento que suprisse algumas necessidades de um bairro carente em opções de lazer e áreas de permanência.
O projeto foi trabalhado com um exoesqueleto - com intenção paramétrica -, estruturando o edifício, apoiado em dois núcleos rígidos e pilares metálicos. Um vão livre no centro garantia a iluminação natural em todos os pavimentos, mesmo nos de lajes mais extensas. O primeiro pavimento abrigava um tanque de peixes e crustáceos, essencial para o ciclo produtivo escolhido para a fazenda.
O projeto ainda previa captação e tratamento de água de chuva e geração de energia através de placas solares de captação.